domingo, 24 de abril de 2011

Fausto...

Soul Society - Tradução


         A música Soul Society da banda de Metal Melódico Kamelot faz parte de um álbum intitulado "The Black Halo" que junto com seu predecessor "Epica" constituem uma narrativa inspirada na lenda alemã acerca do Dr. Johannes Georg Faust, um médico, mágico e alquimista nascido no séc. XV que supostamente teria feito um pacto com Mefistófeles ou Mephisto(demônio aliado de Lúcifer e em algumas culturas sinônimo do Diabo) em busca de saber.
         Na narrativa da banda, Mephisto é retratado como sendo o próprio Lúcifer, o Arcanjo que mais amou Deus, mas que se negou a defender a humanidade sendo assim expulso do paraíso. No Epica, Mephisto faz uma aposta com Deus, ele poderia voltar ao paraíso se conseguisse tomar a alma de Ariel, humano preferido de Deus e a representação de Fausto na narrativa. Ariel por sua vez é um alquimista que busca uma verdade universal que a ciência e a religião não puderam lhe dar e para tal ele assina um tratado com Mephisto, ele teria poder e ajuda do demônio, mas daria a Mephisto sua alma caso um dia fosse feliz, e para tal, Mephisto oferece a Ariel o contentamento de todos seus desejos carnais. Logo na sequência da história, Ariel reencontra Helena, a única garota que ele realmente amou, e tem com ela um breve romance, porém Ariel havia mudado depois de ter assinado seu pacto e quando Helena conta a ele que está grávida, Ariel, decidido de que o pacto poderia causar sofrimento a ela, a abandona para seguir sua busca, contudo, desconsolada, Helena comete suicídio. O que se segue é uma batalha na mente de Ariel, após a morte de Helena ele passa a ser consumido pela culpa, Mephisto então vê seu plano ameaçado e tenta de todos os meios fazer Ariel feliz. Encontra então em Marguerite, uma mulher cuja a aparência e o espírito lembravam Helena, a oportunidade que precisava, ele então seduz a mente de Ariel, mas a memória da amada ainda permanece como um sinal de inocência e benevolência na mente do rapaz e faz com que este também a abandone. Ariel então se vê obrigado a carregar sozinho o peso de uma dualidade que opunha sua busca pela verdade, representada na figura de Mephisto e seu amor e saudade encarnados em Helena.
          A faixa Soul Society aparece nesse momento, a música retrata a aflição de Ariel, o fato de ele não conseguir entender como sua busca pela verdade pôde ter consequências tão terríveis e como essa tendência se aplica a toda a humanidade, ele lamenta o ponto em que chegamos e a maneira pela qual as boas ações não conseguem suprimir o vício e o egoísmo, em seu sofrimento ele anseia por uma sociedade justa; a "Sociedade das Almas" configura sua utopia, seu desejo de que todo homem pudesse perceber que é apenas um mero fragmento de algo maior e que pudesse então viver de acordo com um único princípio expresso no seguinte verso "All for one and one for all" (Um por todos e todos por um).



         A narrativa prossegue e Ariel decide confrontar Mephisto mesmo sabendo que sua existência agora estava condenada e que o pacto firmado com o demônio só o afastou de seu objetivo, ele se determina a ter uma vida pura como a de Helena e opta pela justiça, não por esperar perdão, mas por ser o certo. Porém esse desejo repentino de desafiar e ao mesmo tempo aceitar o destino abre seus olhos para uma verdade que esteve o tempo todo diante dele. Na faixa Nothing Ever Dies, Ariel demonstra como essa batalha entre bem e mal, virtude e vício está presente em nossas vidas, diz que existe um Deus para cada cultura e que o certo e o errado são conceitos relativos e listando as diferenças ele encontra uma semelhança, algo que de alguma forma é comum a toda comunidade humana, Ariel então percebe que o amor é a única verdade universal, percebe que a vida não pode oferecer toda a satisfação necessária já que não é possível estar absolutamente correto a respeito das coisas e sendo assim estamos sujeitos ao erro e temos na morte não a única certeza, pois esta é incerta, mas o único destino para o qual abrimos e traçamos nosso próprio caminho. Nesse momento Ariel tem um profundo lapso de alegria que sela seu contrato com Mephisto, sua alma então é tomada, mas não por Mephisto, por ter optado negar o mal mesmo diante do fim Ariel ganha perdão e sua alma passa a existir no paraíso ao lado da de Helena, Mephisto é então jogado ao inferno de onde lamenta não ter tido capacidade para prever tal acontecimento. A última faixa do álbum, Serenade, traz um desabafo senão uma lição, apesar na temática triste é carregada de esperança, de um desejo de renovação, em resumo nos mostra que caindo ao fundo de um abismo conhecemos pelo menos o caminho de saída, seus últimos dois versos resumem de maneira simbólica o que levou Ariel ao seu trágico final feliz, "What does the winter bring if not yet another spring" (O que o inverno traz senão mais uma primavera?)...

A adaptação de Goethe do conto de Fausto continua sendo a mais famosa entra as muitas existentes...



Att Ferreira G.M.V.

2 comentários:

  1. Muito bom! Adorei o post!
    A história de Fausto é extremamente genial e outra ideia brilhante foi a dessa banda de retratar esta ideia em suas músicas.
    Achei muito legal a explicação, só não li o post todo, para não ficar sabendo do final antes de terminar de ler o livro hehe
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Ae Ferreira! Muito bom esse post, assim como todos os outros, achei muito interessante a história e fantástico como voce expressa suas ideias nos posts.
    De uma mente perdida para uma mente dissonante do seu fã.
    by:Geday

    ResponderExcluir