terça-feira, 5 de abril de 2011

Trocando ideias...


              Aproveitando o assunto que meus amigos Pedro e Tasso abordaram em seu blog http://maisumdouniverso.blogspot.com/, o qual eu recomendo, eu venho então propor a minha resposta à seguinte pergunta: Quem é Deus?
         
          O homem a partir do momento em que toma consciência de sua existência se questiona a respeito de sua origem e de sua essência, busca entender seu papel no mundo e a maneira pela qual esse mundo funciona e elabora explicações para questões que vão muito além de sua compreensão.
          A idéia de Deus como uma entidade onisciente, onipresente e onipotente é uma constante em todo e qualquer tipo de religião. O culto à um Deus se dá pela necessidade do homem de atribuir sentido àquilo que ele não entende, o homem aceita como verdade um conceito idealizado e estruturado por outros homens que, como nós, possuíam um egoísmo latente e por mais virtuosos que fossem ansiavam o poder.
          Não é idéia minha contrariar a crença de ninguém, contando que este saiba defendê-la. Não posso concluir que determinada ideologia é fundamentada em mentiras, mas acho que sendo o homem o que é, tenho minhas dúvidas se essa suposta mensagem divina permaneceu imutável no decorrer da história.
          Para mim Deus se apresenta como uma entidade não necessariamente racional que somente preserva sua onipresença e se manifesta através da maneira com a qual a natureza se organiza. Deus então se resume na essência das coisas, e todas as coisas se resumem em Deus, o conjunto de regras e princípios imutáveis que regem o mundo material caracterizam essa entidade. Vivemos em uma época em que os dogmas teístas foram corrompidos em prol da dominação das massas, mas que recorrer o ateísmo implica em cultuar a ciência e nos torna céticos à novas idéias.Por fim a única lição que se pode tirar é que não importa em que acreditamos, só precisamos nos perguntar se nossa fé se baseia em conceitos próprios e originais e não em discursos artísticamente traçados que escondem pretensão e sua subjetividade... 

"Acreditem em suas idéias..."

Att Ferreira G.M.V.

Nenhum comentário:

Postar um comentário