segunda-feira, 28 de março de 2011

"Cultura"...

        
          Por definição, cultura é tudo aquilo que existe por influência humana deixando assim de ser natural, só que na pratica não é bem isso, o conceito popular é de que cultura define somente o conjunto de práticas artísticas do homem, assim como seus pensamentos.
          A cultura atual assume um caráter globalizante que opta por definir aquilo que se configura inatural e fruto da ação humana, o que representa algo muito além das artes e dos conceitos e que se materializa como algo concreto e presente, desde uma simples colher à um avião capaz de romper a barreira do som, coisas que surgiram em decorrência de uma idéia e de uma gama de conhecimentos obtidos pela humanidade ao longos de sua desenvolvimento.
          Só que nesse progresso cultural existem diversos poréns, talvez o mais complexo e perigosamente delicado deles seja exatamente a transformação da natureza em cultura. O sistema capitalista tem por base a obtenção imediata de lucro, o que fez com que gerações negligenciassem os cuidados com o meio ambiente levando o planeta à um quadro crítico em que é menos dispendioso tentar conter as mudanças climáticas do que  aceitar suas consequências.  
          Victor Hugo uma vez disse "É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve" e é ainda mais triste perceber que mesmo se escutássemos não faríamos nada, em primeiro plano o homem é egoísta como espécie, parasitando o mundo em que vive e moldando sua cultura com esse, já não mais, imaculado espólio.


"Não devemos ter medo de inventar seja o que for. Tudo o que existe em nós existe também na natureza, pois fazemos parte dela."


Pablo Picasso


Att Ferreira G.M.V.

Nenhum comentário:

Postar um comentário